Massamá como povoado tem uma origem antiga. A comprovar esta afirmação o próprio topónimo moçarabico "Maçamá" que vem do termo árabe "Mactamã" que significa fonte, lugar onde se toma água.

O lugar de Massamá constituia o limite de Lisboa, como pode ser comprovado pelo marco existente próximo do chafariz, com uma caravela e com a seguinte inscrição "Lisboa Senado 1768".

Massamá era uma pequena povoação de casas térreas e algumas vivendas e três casas apalaçadas: o Palácio dos Condes da Azurujinha, onde hoje encontramos instalado o Laboratório Delta; o palácio de D. Ayres Saldanha de Meneses e Sousa, onde hoje está instalada a Escola D. Pedro IV; Quinta do Porto, que já foi demolido.

Até meados do seculo XX, a população de Massamá não ultrapassava o meio milhar. O povoado situava-se na proximidade do chafariz e a agricultura e a pecuária constituiam as principais ocupações dos seus habitantes.

Até 1925, o lugar de Massamá estava integrado na Freguesia de Belas, com a criação da Freguesia de Queluz, nesse ano, passou a fazer parte da mesma. Em 1997, com a aprovação da Lei n.º 36/97 de 12 de Julho, é criada a Freguesia de Massamá.

Massamá que nos últimos 20 anos teve um grande crescimento populacional, viu surgir novos bairros e urbanizações que não foram acompanhadas com a criação de infraestruturas em número suficiente. Um dos grandes problemas são os acessos que todos os dias causam dores de cabeça a quem tem de se deslocar através das estradas da freguesia e do IC19 que é a principal via para quem se desloca para Lisboa.

O Parque Salgueiro Maia é o grande espaço verde e de lazer da freguesia, existindo a necessidade de criar outras zonas ajardinadas e de lazer.

Um centro de saúde e uma esquadra da PSP são outras duas prioridades, tendo a Câmara já disponibilizado os respectivos terrenos, estando a edificação destas obras dependentes da vontade política do Governo.

Os limites da freguesia de Massamá são os seguintes:

  • Norte - Termos de Belas e do Cacém
  • Sul - Termo do Concelho de Oeiras
  • Nascente - CREL
  • Poente - Termo do Cacém
Saturday the 20th.