A Génese

 

A Portaria n.º 549/98 de 19 de Agosto, publicada no Diário da República nº 190/98- 1ª série-B, criou uma escola de 2º e 3º ciclos em Massamá, para dar resposta à ruptura da rede escolar que se verificava nesta zona suburbana em grande crescimento.

Para a construção desse novo estabelecimento de ensino foi escolhido um pequeno terreno encravado entre grandes prédios, situado na Rua Azedo Gneco, onde os moradores previam a construção de um complexo desportivo. À escola projectada é dado o código B681 e a designação de Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Massamá n.º 2. Posteriormente, viria a ser-lhe atribuída o código 342166.

Previa-se a conclusão da construção dos edifícios para o mês de Março de 1999 e a abertura do estabelecimento de ensino no ano lectivo seguinte.

 

As Obras

 

No Verão de 1999 as obras ficaram concluídas. O amarelo e o azul são as cores que identificam o edifício.

Trata-se de uma escola pequena projectada para 18 turmas.

 

 

A Comissão Instaladora

 

Para fazer a instalação da nova escola foi nomeada pelo Ministério da Educação, em 26 de Maio de 1999, uma Comissão Instaladora constituída pelos seguintes professores:

 

A presidente da Comissão Instaladora tomou posse, perante a Sra. Coordenadora do Centro de Área Educativa de Lisboa, Maria José Carrilho, por delegação do Sr. Director Regional de Lisboa, em 13 de Julho de 1999. 

A tomada de posse dos restantes membros da Comissão Instaladora teve lugar a 14 de Julho de 1999.

Em 20 de Fevereiro de 2001 foi nomeada assessora da Comissão Instaladora a professora Margarida Godinho. E a instalação foi acontecendo…

 

A Abertura das aulas

 

A escola abriu no dia 16 de Setembro de 1999, com a recepção aos alunos, tendo as aulas começado do dia 20 desse mesmo mês, ainda que estivessem em falta equipamentos e materiais didácticos indispensáveis, houvesse escassez de pessoal auxiliar, decorressem obras para finalização do pavilhão gimnodesportivo e o refeitório não estivesse em condições de funcionar, conforme referência em acta da reunião do Conselho Pedagógico que antecedeu a abertura da escola.

 

O Hino

 

A letra do Hino da Escola resultou de concurso promovido pela disciplina de Língua Portuguesa junto aos alunos do 6º ano, no início do ano lectivo 2003/04. A escolha recaiu no texto produzido pelo aluno João Miguel Aço Ferreira, da turma 6ºA, sendo musicado pelo professor António Carvalho.

 

O Hino da Escola foi cantado pela primeira vez na festa comemorativa do Dia do Patrono, realizada no dia 29 de Novembro de 2004. Nessa mesma data foi içada a bandeira da escola.

 

O Dia do Patrono passou a ser comemorado anualmente, no dia 29 de Novembro, data do nascimento do Professor Egas Moniz, fazendo parte das actividades a deslocação das turmas do 7º ano a Avanca, sua terra natal.

 

 

Saturday the 20th.